Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Bola com Torresmos

Bola com Torresmos

Descrição: Pequenas bolas, com a dimensão aproximada de um punho fechado, feitas com massa de pão, em cuja amassadura se pode adicionar banha, e que vão ao forno apenas enfarinhadas.

Bola de Centeio de Barroso

Bola de Centeio de Barroso

Descrição: Pão feito com farinha de centeio, água, fermento, sal, carne de porco entremeada, chouriça de carne e cebola. O fermento é caseiro e obtém-se deixando massa de pão, de uns dias para os outros, numa bacia coberta com um pano e em lugar fresco e arejado. A sua forma é redonda ou ovalada e o seu peso é variável com o tamanho.

Bola de Lamego

Bola de Lamego

Descrição: Bola feita com farinha de trigo, fermento de padeiro, água, manteiga, baniu de porco ou azeite, recheada com carnes, bacalhau ou sardinha. A bola pesa cerca de 850 g.

Bolo do Caco

Bolo do Caco

Descrição: Pão redondo e achatado, de farinha de trigo, obtido a partir de uma massa menos lêveda que a do pão corrente, sendo cozido num caco ou frigideira de barro, aquecido em cinza quente ou em lume vivo. É característico dos arraiais e, de um modo geral, é feito na presença do freguês. O pão assim preparado, quando quente ou fresco, é fofo e muito agradável ao paladar. A proporção de farinha e de fermento é, aproximadamente, de 96% e 4%. O pão tem de diâmetro entre 15 e 20 cm e 2 a 3 cm de altura.