Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Folar de Valpaços IGP

Folar de Valpaços IGP

Descrição: produto de padaria, de forma retangular, obtido a partir de massa de pão de trigo, enriquecida com ovos, azeite de Trás-os-Montes DOP (ou de características organoléticas similares), margarina vegetal e/ou banha de porco, recheada com carne de porco gorda e/ou entremeada salgada e seca (não fumada), barriga de porco salgada e seca (não fumada), enchidos de porco fumados (salpicão e linguiça), presunto de porco curado pelo fumo ou de cura natural e/ou pá de porco fumada.

Pão e produtos de panificação

Pão e produtos de panificação

Descrição: Os  produtos que seguem serão disponibilizados brevemente. Entretanto pode consultar uma listagem destes produtos.

Folar de Trás-os-Montes

Folar de Trás-os-Montes

Descrição: Bola de forma rectangular ou redonda, constituída por farinha, ovos, fermento, massa leveda, azeite, manteiga, sal e água para amassar. As carnes de porco fumadas são constituídas por presunto, salpicão e toucinho. Pesa, consoante o formato ou o fabricante, de 0,5 a 3 kg.

Bolo do Caco

Bolo do Caco

Descrição: Pão redondo e achatado, de farinha de trigo, obtido a partir de uma massa menos lêveda que a do pão corrente, sendo cozido num caco ou frigideira de barro, aquecido em cinza quente ou em lume vivo. É característico dos arraiais e, de um modo geral, é feito na presença do freguês. O pão assim preparado, quando quente ou fresco, é fofo e muito agradável ao paladar. A proporção de farinha e de fermento é, aproximadamente, de 96% e 4%. O pão tem de diâmetro entre 15 e 20 cm e 2 a 3 cm de altura.

Fogaça da Feira IGP

Fogaça da Feira IGP

Descrição: Fogaça da Feira IGP é um pão doce com leve sabor e aroma a limão e canela, de tonalidade acastanhada e forma cónica estilizando no topo quatro bicos. É constituída por uma massa solta e leve, de cor ligeiramente amarelada, com pequenas perfurações sendo estaladiça no exterior. Comercialmente pode apresentar-se embalada, a granel ou congelada, sob vários tamanhos, desde que a altura da Fogaça da Feira respeite uma variação de 35% para mais ou para menos, em relação ao diâmetro da base. Pode apresentar-se ainda em metades e/ou fatiada.

Pãozinho

Pãozinho

Descrição: Carcaça — Pão ligeiramente alongado, vincado a meio, de miolo muito fofo e côdea estaladiça; Bijou ou Molete — pão redondo rebentado no local do corte feito antes de enfornar; Papo-seco — pão ligeiramente alongado, vincado a meio e terminado em pequenas cabecinhas (as maminhas); Rosca — pão alongado feito de duas tiras de massa torcidas, com côdea rugosa e estaladiça; Viana — pão redondo muito fofo que é tendido com urdo voltado para o meio.