Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Cabrito Charnequeiro

Cabrito Charnequeiro

Descrição: A carne destes animais é muito saborosa, devido às pastagens espontâneas de que os animais se alimentam. As cabras da raça Charnequeira são de pelagem vermelha, pêlo curto e liso. Cabeça de perfil retilíneo ou sub-côncavo e fronte convexa. Os cornos, quando presentes, são grandes e ligeiramente inclinados para trás, divergentes e retorcidos nas pontas ou nitidamente espiralados. Têm o tronco amplo, com peito estreito e profundo, linha dorso-lombar quase direita mas ligeiramente descaída para a frente e abdómen bem desenvolvido. A cauda é curta, horizontal e arrebitada na ponta. Finalmente, os membros são fortes, curtos e com aprumos regulares.

Cabrito da Beira IGP

Cabrito da Beira IGP

Descrição: A carne de Cabrito da Beira IGP é obtida a partir de cabras da raça Serrana e Charnequeira, bem como dos animais resultantes do cruzamento destas duas raças.

Cabrito da Gralheira IGP

Cabrito da Gralheira IGP

Descrição: A carne de cabrito Cabrito da Gralheira IGP é obtida a partir da raça Serrana existente no norte da Beira Litoral.

Cabrito das Terras Altas do Minho IGP

Cabrito das Terras Altas do Minho IGP

Descrição: O Cabrito das Terras Altas do Minho IGP obtém-se a partir das raças Bravia e Serrana e dos seus cruzamentos, originárias das Montanhas do Alto Minho e também do noroeste de Trás-os-Montes.

Cabrito de Barroso IGP

Cabrito de Barroso IGP

Descrição: A carne de Cabrito de Barroso IGP provém de animais das raças Serrana e Bravia, e seu cruzamentos, criados e abatidos no interior da área delimitada. Trata se de uma carne de cor avermelhada, suculenta e de sabor característico. Pode ser apresentado comer-cialmente em carcaças ou meias carcaças. A carcaça inclui a cabeça, o fígado, os pulmões, o coração e os rins. O Cabrito de Barroso IGP só pode ser comercializado em estabelecimentos autorizados.

Cabrito do Alentejo IGP

Cabrito Alentejano

Descrição: A carne de Cabrito do Alentejo IGP, é obtida a partir de animais da raça Caprina Serpentina ou de cabrito proveniente de cruzamento com pai da Raça Serpentina. Diferencia‑se pela sua qualidade organolética, designadamente a palatibilidade, tenrura e suculência, sendo possível estabelecer uma correlação positiva com a concentração de ácido linoleico (CLA) presente na gordura do Cabrito do Alentejo IGP. Comercialmente, apresenta-se em carcaças inteiras, metades, quartos ou qualquer porção, refrigerada ou congelada, obrigatoriamente embaladas em cuvetes (exceto no caso das carcaças inteiras e metades) e rotulada.