Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Queijo de Cabra das Beiras

Queijo de Cabra das Beiras

Descrição: O queijo fresco de cabra é produzido a partir de leite de cabra estreme, submetido a tratamento térmico e coagulado com coalho animal. Tem uma forma cilíndrica e um peso inferior a 150 g. O queijo seco é obtido a partir do queijo fresco não comercializado, procedendo-se à sua salga, por deposição de uma camada de sal à superfície do queijo, sendo depois sujeito a um processo de secagem à temperatura ambiente. Tem uma forma idêntica à já descrita para o queijo fresco e um peso de cerca de 100 g. O queijo curado é de pasta semidura a dura, tem forma cilíndrica e variam o peso e dimensões com que é comercializado, embora raramente ultrapasse 12 cm de diâmetro, 4 cm de altura e 1 kg de peso. O aspeto da crosta é variável, sendo normalmente as faces e os bordos planos ou ligeiramente irregulares e as arestas marcadas. A pasta é firme, fechada ou com pequenos olhos irregularmente distribuídos, e a sua cor branca ou ligeiramente amarelada. O sabor e o aroma são característicos, evitando-se que tenha um sabor acentuado a leite de cabra.

Travia da Beira Baixa DOP

Travia da Beira Baixa DOP

Descrição: Travia da Beira Baixa DOP é o produto resultante da precipitação ou coagulação, pelo calor, da lacto-albumina e lacto-globulina contidas no soro resultante do fabrico dos Queijos da Beira Baixa (Queijo de Castelo Branco, Queijo Amarelo da Beira Baixa, Queijo Picante da Beira Baixa) DOP. Apresenta-se como um produto fresco, que não sofreu qualquer fermentação com consistência macia mais ou menos pastosa, resultado da incorporação de algum rescaldão.

Requeijão da Beira Baixa DOP

Requeijão da Beira Baixa DOP

Descrição: Requeijão da Beira Baixa DOP é o produto resultante da precipitação ou coagulação, pelo calor, da lacto-albumina e lacto-globulina contidas no soro resultante do fabrico dos Queijos da Beira Baixa (Queijo de Castelo Branco, Queijo Amarelo da Beira Baixa, Queijo Picante da Beira Baixa) DOP. Apresenta-se como um produto fresco, que não sofreu qualquer fermentação.

Requeijão Serra da Estrela DOP

Requeijão Serra da Estrela DOP

Descrição: O Requeijão Serra da Estrela é o produto obtido por precipitação ou coagulação, pelo calor, das proteínas contidas no soro resultante da laboração do Queijo Serra da Estrela DOP. Ao soro pode ser adicionado leite de ovelha cru, obtido a partir da ordenha de ovelhas das raças Bordaleira Serra da Estrela e Churra Mondegueira, água potável e, por vezes, em condições muito particulares e devidamente autorizadas, leite de cabra da raça Serrana, das variedades Serrana ou Jarmelista. O Requeijão Serra da Estrela apresenta-se sob a forma de uma massa cremosa a ligeiramente granulosa, macia e uniforme, de cor branca. Toma a forma do recipiente que o contém (forma aproximada de um cilindro baixo irregular), podendo o peso de cada unidade variar entre 150 a 400 gramas. Apresenta, ainda, uma textura bem ligada, uniformemente cremosa, lisa ao corte e de cor branca. O sabor e o aroma são agradáveis, fundindo-se na boca.

Requeijão Serpa

Requeijão Serpa

Descrição: Massa branca, com consistência próxima da do Queijo Serpa ao sair dos cinchos, embora menos ligada e untuosa, e um pouco mais granulada. De forma arredondada, é comercializado normalmente com peso que oscila entre 1 a 1,5 kg.