Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Manteiga de Ovelha de Azeitão

Manteiga de Ovelha de Azeitão

Descrição: Manteiga de soro de leite de ovelha, de cor amarela muito clara e que deve o seu sabor característico às qualidades do leite da região e ao processo de fabrico. Esta manteiga é um subproduto do fabrico do Queijo de Azeitão — DOP.

Queijo de Azeitão DOP

Queijo de Azeitão

Descrição: O queijo de Azeitão DOP é obtido a partir de leite cru de ovelha. É um queijo curado, de pasta semi-mole e amanteigada, de cor branca ou ligeiramente amarelada.

Queijo de Cabra das Beiras

Queijo de Cabra das Beiras

Descrição: O queijo fresco de cabra é produzido a partir de leite de cabra estreme, submetido a tratamento térmico e coagulado com coalho animal. Tem uma forma cilíndrica e um peso inferior a 150 g. O queijo seco é obtido a partir do queijo fresco não comercializado, procedendo-se à sua salga, por deposição de uma camada de sal à superfície do queijo, sendo depois sujeito a um processo de secagem à temperatura ambiente. Tem uma forma idêntica à já descrita para o queijo fresco e um peso de cerca de 100 g. O queijo curado é de pasta semidura a dura, tem forma cilíndrica e variam o peso e dimensões com que é comercializado, embora raramente ultrapasse 12 cm de diâmetro, 4 cm de altura e 1 kg de peso. O aspeto da crosta é variável, sendo normalmente as faces e os bordos planos ou ligeiramente irregulares e as arestas marcadas. A pasta é firme, fechada ou com pequenos olhos irregularmente distribuídos, e a sua cor branca ou ligeiramente amarelada. O sabor e o aroma são característicos, evitando-se que tenha um sabor acentuado a leite de cabra.

Queijo de Cabra do Algarve

Queijo de Cabra do Algarve

Descrição: O queijo fresco é um queijo de pasta mole de formato cilíndrico, baixo, com peso aproximado de 200 g. O queijo curado é igual exceto na consistência da pasta, que é dura.

Queijo de Cabra do Guadiana

Queijo de Cabra do Guadiana

Descrição: O Queijo de Cabra do Guadiana fresco apresenta cor branca e uma forma cilíndrica. A massa é mais ou menos dessorada e sem olhos. Tem uma altura variável entre os 3 e os 5 cm e diâmetro aproximado de 8cm, podendo o peso variar entre 150 e 250 g. O Queijo do Guadiana seco apresenta a coloração acastanhada ou acinzentada e uma forma cilíndrica. A sua massa, ao corte, é tão fechada quanto possível, e a cor uniforme. Tem altura que varia entre 2 e 3 cm e diâmetro entre 5 e 6 cm, variando o peso entre 90 e 150 g.

Queijo de Cabra do Pinhal Maior

Queijo de Cabra do Pinhal Maior

Descrição: O Queijo de Cabra do Pinhal Maior pode apresentar-se sob a forma de prato e de queijinhos. Os queijos «prato» têm forma cilíndrica baixa, o diâmetro varia entre 15 e 20 cm e a altura entre 3 e 5 cm. Este tipo de queijo tem um peso variável entre 400 e 600 g. A sua cor varia, conforme o período de cura do queijo, entre branca a creme nos queijos semicurados e amarela nos mais curados. Também a textura da crosta é variável, sendo mais rugosa nos queijos com maior período de cura.