Manteiga de Ovelha de Azeitão

Descrição: Manteiga de soro de leite de ovelha, de cor amarela muito clara e que deve o seu sabor característico às qualidades do leite da região e ao processo de fabrico. Esta manteiga é um subproduto do fabrico do Queijo de Azeitão — DOP.

Manteiga dos Açores

Descrição: Designa-se por “Manteiga dos Açores”, a manteiga obtida exclusivamente da nata pasteurizada proveniente de leite de vaca, com ou sem adição de sal. Não é permitida a utilização de leite reconstituído. A “Manteiga dos Açores” caracteriza-se por ser um produto:
- Sem qualquer tipo de adição de fermentos lácteos, corantes ou conservantes,
- Com valores de betacaroteno ≥5 mg KOH/g, (método de cromatografia líquida de alta eficiência);
- Com aroma e sabor intenso, pautado por um paladar lácteo e fresco.

Queijos da Beira Baixa DOP (Queijo de Castelo Branco, Queijo Picante da Beira Baixa e Queijo Amarelo da Beira Baixa)

Descrição: Os Queijos da Beira Baixa DOP englobam os seguintes queijos:
Queijo de Castelo Branco DOP – produzido a partir de leite crú de ovelha. Queijo curado, de pasta semidura ou semimole, apresentando uma tonalidade amarelada.
Queijo Amarelo da Beira Baixa DOP – produzido com leite crú de ovelha ou de ovelha e cabra. Queijo curado, de pasta semidura ou semimole e tom amarelado.
Queijo Picante da Beira Baixa DOP – produzido a partir de leite crú de ovelha e de cabra. Queijo curado, de pasta semidura a dura e cor branca acinzentada.

Queijo de Azeitão

Descrição: O queijo de Azeitão DOP é obtido a partir de leite cru de ovelha. É um queijo curado, de pasta semi-mole e amanteigada, de cor branca ou ligeiramente amarelada.

Queijo de Cabra das Beiras

Descrição: O queijo fresco de cabra é produzido a partir de leite de cabra estreme, submetido a tratamento térmico e coagulado com coalho animal. Tem uma forma cilíndrica e um peso inferior a 150 g. O queijo seco é obtido a partir do queijo fresco não comercializado, procedendo-se à sua salga, por deposição de uma camada de sal à superfície do queijo, sendo depois sujeito a um processo de secagem à temperatura ambiente. Tem uma forma idêntica à já descrita para o queijo fresco e um peso de cerca de 100 g. O queijo curado é de pasta semidura a dura, tem forma cilíndrica e variam o peso e dimensões com que é comercializado, embora raramente ultrapasse 12 cm de diâmetro, 4 cm de altura e 1 kg de peso. O aspeto da crosta é variável, sendo normalmente as faces e os bordos planos ou ligeiramente irregulares e as arestas marcadas. A pasta é firme, fechada ou com pequenos olhos irregularmente distribuídos, e a sua cor branca ou ligeiramente amarelada. O sabor e o aroma são característicos, evitando-se que tenha um sabor acentuado a leite de cabra.

Queijo de Cabra do Algarve

Descrição: O queijo fresco é um queijo de pasta mole de formato cilíndrico, baixo, com peso aproximado de 200 g. O queijo curado é igual exceto na consistência da pasta, que é dura.