Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Mel dos Açores DOP

Mel dos Açores DOP

Descrição: O Mel dos Açores DOP, na variedade Multiflora, é um mel do néctar das flores silvestres e das flores das árvores que crescem nesta área, incluindo ameixa, castanha, laranja, eucalipto e alecrim, bem como espécies subtropicais como banana, maracujá, abacaxi, abacate e goiaba. O Mel dos Açores DOP inclui ainda uma outra variedade, o Mel de Incenso, produzido a partir do néctar de uma espécie de Pittosporum ondulatum Hort, uma planta natural que cresce em todo o território dos Açores.

Mel do Parque de Montesinho DOP

Mel do Parque de Montesinho DOP

Descrição: O Mel do Parque de Montesinho DOP é um mel de flores silvestres produzido pela espécie de abelha Apis mellifera Iberica. O néctar tem origem na vegetação natural em que predomina a urze, a castanha e o alecrim.

Mel do Ribatejo Norte DOP

Mel do Ribatejo Norte DOP

Descrição: O Mel do Ribatejo Norte DOP é produzido pela espécie de abelha Apis mellifera ibérica, do néctar das flores silvestres e da flora mediterrânica da região do Ribatejo. O Mel do Ribatejo Norte DOP apresenta-se em quatro variedades dependendo da maior percentagem do tipo de pólen que contém: Serra d'Aire (pólen de alecrim, lavanda e menta); Albufeira de Castelo de Bode (pólen de urze, murta e castanha); Bairro (pólen de cardo, rubus, echium e trifolium); Alto Nabão (principalmente pólen de eucalipto).

Mel da Serra da Lousã DOP

Mel da Serra da Lousã

Descrição: O Mel da Serra da Lousã DOP é um excelente mel produzido pela abelha local Apis mellifera (sp. iberica). É um mel de coloração âmbar, por vezes muito escuro e muito viscoso. Tem um excelente sabor, com notas de floresta, húmus e urze.

Mel de Barroso DOP

Mel de Barroso

Descrição: O Mel de Barroso DOP é um mel produzido pela abelha local Apis mellifera (sp. iberica). O néctar tem origem no pólen das ericáceas que predominam na flora melífera regional. Este mel é um produto completamente natural e não sofreu nenhum processo industrial pelo que tende a cristalizar muito facilmente, especialmente em temperaturas frias.

Mel da Terra Quente DOP

Mel da Terra Quente

Descrição: O Mel da Terra Quente DOP é um mel produzido pela espécie de abelhas Apis mellifera Iberica normalmente encontrada na zona de Terra Quente, no Nordeste de Portugal. O néctar é recolhido da flora mediterrânea, típico desta região montanhosa onde a urze, o eucalipto, a alfazema, a giesta e, especialmente, o rosmaninho dominam a vegetação natural.