Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Lapas

Lapas

Descrição: Molusco do género Patella, que aparece na zona intermareal, nas rochas. Existem principalmente duas variedades distintas: a Lapa Brava (Patella aspera ou P onlissiponesais) e a Lapa Mansa (P. candei). A Lapa Brava é apanhada até aos 6 m de profundidade, podendo ocasionalmente atingir os 15 m. Pode atingir os 10 cm e tem cor amarelada. É esta a variedade mais comercializada. A Lapa Mansa é geralmente mais pequena e é apanhada na maré baixa. Tem a carne de cor acinzentada.

Cavacos

Cavacos

Descrição: Crustáceo da espécie Scyarides latua (locust lobster tobater).

Bacalhau de Cura Tradicional Portuguesa ETG

Bacalhau de cura Tradicional Portuguesa ETG

Descrição: É um produto que resulta da escala, salga e secagem do bacalhau da espécie Gadus morhua.
A indicação «Produzido de acordo com a tradição portuguesa», traduzida na língua do país em que o produto é comercializado, deve figurar na rotulagem.

Sardinha (Portuguesa) em Conserva

Sardinha (Portuguesa) em Conserva

Descrição: A conserva de sardinha normal é constituída por sardinhas com pele e espinha, descabeçadas, evisceradas, desprovidas de barbatana caudal, aparadas ou não, dispostas em simetria inversa e cobertas por azeite ou por outro molho. A conserva sem espinha ou a sem pele e sem espinhas são idênticas à anterior, apresentando-se a sardinha de acordo com a descrição. Os toutiços de sardinha são constituídos pelas porções anteriores inteiras, de comprimento não inferior a 3 cm, resultantes do aparamento de sardinhas grandes.

Cascarra

Cascarra

Descrição: Corpo alongado, adelgaçado para a parte posterior. As aberturas branquiais ficam perto da boca. Medem cerca 1m no máximo, têm duas barbatanas dorsais pequenas e a pele apresenta manchas acastanhadas pequenas e muito juntas. O seu peso é de cerca de 1 kg.

Atum (Português) em Conserva

Atum (Português) em Conserva

Descrição: É uma conserva tradicional, constituída por atum e o molho da variedade, apresentada em latas de alumínio ou folha-de-flandres de 125 g, 250 g ou 1 kg de peso, retangulares, cilíndricas ou ovais. O atum apresenta-se em posta, filetes, pedaços pedacinhos ou migalhas. Consoante a cor, é declarado como claro, meio claro ou escuro. A conserva de sangacho é constituída pelo tecido muscular que acompanha a linha lateral do atum e tem um valor comercial inferior.