Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Outros Produtos Vegetais

Outros Produtos Vegetais

Descrição: Os  produtos que seguem serão disponibilizados brevemente. Entretanto pode consultar uma listagem destes produtos.

Inhame dos Açores

Inhame dos Açores

Descrição: Os inhames que se consomem são os tubérculos da Colocasia antiquorum de Schott ou, segundo Linneu, a Arum colocasia, com tamanhos que vão dos 5 aos 10 cm de diâmetro e um comprimento em regra de cerca de 25 cm.

Perrexil

Perrexil

Descrição (dimensões, cor, aroma, textura): Planta lenhosa, baixa e muito ramificada, formando moitas de até 50cm de altura, com folhas carnudas, verde vivo, com flores amarelo esverdeado, que atingem o verde viçoso pelo Verão, nos meses de agosto e setembro, altura ideal para a apanha. Produz um curtume obtido das folhas da planta com um paladar sui generis, de sabor entre a noz-moscada e o eucalipto, que acompanha pratos de peixe e carne.

Tremoço

Tremoço

Descrição: O Tremoço é o fruto do Lupinus albus L. É uma leguminosa anual, de 80 a 150 cm de altura. Muito consumido como acompanhante da cerveja, depois de demolhado e salgado.

Pau de Abóbora

Pau de Abóbora

Descrição: A abóbora confitada é feita a partir da abóbora porqueira (Cucurbita pepo L.), também chamada de carneira ou calondro, apresentando-se sob a forma de paus com cerca de 3 cm da largura por 2 cm de espessura e com comprimento entre 15 a 20 cm. O seu peso varia entre 200 a 300 g. Os paus têm uma cor verde-clara, translúcida.

Pasta de Pimenta

Pasta de Pimenta

Descrição: A Pasta de Pimenta é obtida por esmagamento de pimentos da espécie Capsicum sp., vulgarmente conhecidos por malagueta, oriundos da América Central. São diversas as variedades de pimento cultivadas nos Açores, nomeadamente a gaga e a pequena, esta com sabor picante não muito acentuado. Daqui decorre a consequente variedade das designações, como pimenta malagueta com um sabor muito violento e distinta pelo seu aspecto fino e pontiagudo, a qual também é conhecida por corno de cabra.