Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Cana Sacarina

Cana Sacarina

Descrição: Gramínea vivaz, pertencente à espécie Saccharum officinale. Possui um colmo maciço, de cor arroxeada, do qual se retira o suco. Este, muito rico em sacarose, pode ser concentrado para a produção de mel-de-cana, destilado para a produção de aguardente ou cristalizado para obter o açúcar. Nesta cultura recorre-se à propagação vegetativa.

Chá dos Açores

Chá

Descrição: As plantações de S. Miguel são constituídas por híbridos do tipo China e alguns do tipo Assam. A colheita é mecânica e inicia-se em abril, podendo ir até setembro.

Cuscuz

Cuscuz

Descrição: Massa granulada, consistindo em pequenos grânulos de cor acastanhada. O Cuscuz, depois de cozinhado, serve de acompanhamento em diferentes pratos, normalmente como substituto do arroz, É comercializado embala-do em sacos de plástico.

Ervas Aromáticas do Alentejo

Ervas Aromáticas do Alentejo

Descrição: Coentros (Coriandrum sativum L.) — Planta de consistência herbácea, e caule cilíndrico muito ramificado. As folhas são semelhantes às da salsa, sendo mais recortadas e claras. Levam cerca de 1 semana a nascer, florescendo aos 50 dias, com flores brancas ou rosadas, em umbelas.

Poejo (Mentha pulegium) — Planta rasteira, de folhas arredondadas, cor verde brilhante e aroma forte.

Funcho dos Açores

Funcho dos Açores

Descrição: O Funcho é a espécie botânica Foenniculum vulgare Miller. É uma planta herbácea vivaz, espontânea nos Açores, de folhas muito recortadas de cor verde glauco e bolbo duro, pequeno. Utiliza-se principalmente a rama embora as sementes também se usem, sobretudo para aromatizar queijos e pão. O principal constituinte do Funcho é a essência de anetol.

Grão de Bico

Grão de Bico

Descrição: O Grão de Bico é a semente de uma leguminosa do género Cicero arietinum L., com um tamanho de cerca de 1 cm e cor amarelada.