Borrego da Beira IGP

Descrição: O Borrego da Beira IGP é um borrego pequeno, resultante de um sistema de exploração das raças ovinas Churra do campo, Churra Mondegueira e Merino da Beira Baixa e seus cruzamentos.

Borrego de Montemor-o-Novo IGP

Descrição: O Borrego de Montemor-o-Novo IGP consiste na carcaça/carne proveniente de borregos de raça Merino Branco, produzidos numa região com características pascicolas particulares existente em torno de Montemor-o-Novo, mediante o método de produção tradicional desta região.

Borrego do Baixo Alentejo IGP

Descrição: O Borrego do Baixo Alentejo IGP provém do cruzamento das raças Campaniça e Merino Branco com outras raças não autóctones.

Borrego do Nordeste Alentejano IGP

Descrição: A carne de Borrego do Nordeste Alentejano IGP provém de borregos filhos de ovelhas da raça Merino Branco, quer em linha pura quer cruzadas com raças melhoradoras. Trata-se de uma carne tenra e suculenta, com uma textura suave e com alguma gordura intramuscular, o que lhe confere um sabor característico e intenso. Comercialmente, o Borrego do Nordeste Alentejano IGP pode apresentar-se inteiro, desmanchado ou fatiado. Só podem beneficiar desta indicação geográfica os borregos nascidos, criados e abatidos no interior da sua área geográfica delimitada.

Borrego Serra da Estrela DOP

Descrição: A carne de Borrego Serra da Estrela DOP, obtida a partir de borregos da raça Bordaleira, é particularmente macia e saborosa, apresentando uma gordura intersticial e subcu-tânea bem distribuída.
Comercialmente, o Borrego Serra da Estrela DOP apresenta-se em carcaças com cauda completamente esfolada, cabeça sem olhos, sem maxilar inferior e com o maxilar superior cortado pelo chanfro, membros sem os tarsos, sem pulmões e fígado, rins com boa cobertura de gordura, podendo as restantes vísceras acompanhar a carcaça, desde que embaladas e apresentadas separadamente.

Borrego Terrincho DOP

Descrição: A carne de Borrego Terrincho DOP, obtida a partir de animais da raça Churra da Terra Quente (popularmente designada de “terrincha”), é de cor muito clara, tenra, com gordura quase ausente e ainda com sabor a leite. Comercialmente, o Borrego Terrincho DOP apresenta-se em carcaças ou peças embaladas e refrigeradas. As carcaças só podem ser apresentadas nos meses de novembro, dezembro, janeiro, março, abril, junho, julho e agosto.