Mel da Terra Quente

Descrição: O Mel da Terra Quente DOP é um mel produzido pela espécie de abelhas Apis mellifera Iberica normalmente encontrada na zona de Terra Quente, no Nordeste de Portugal. O néctar é recolhido da flora mediterrânea, típico desta região montanhosa onde a urze, o eucalipto, a alfazema, a giesta e, especialmente, o rosmaninho dominam a vegetação natural.

Método de produção: O Mel da Terra Quente DOP é produzido principalmente em terrenos não cultivados, por vezes cercados com paredes de pedra. As colmeias não devem estar a mais de 1.000 m de madeiras de eucalipto. O mel deve ser extraído entre julho e setembro, quer seja pela pressão ou método tradicional. A extração e a filtração devem ser efetuadas dentro da área de produção a uma temperatura máxima de 45 °C.

Características particulares: A elevada quantidade de pólen de alecrim no Mel da Terra Quente DOP (que deve, em todos os casos, ser de pelo menos 15%) contribui para o sabor particular e distintivo deste mel.

Área de produção: O Mel da Terra Quente DOP é produzido nos concelhos de Mirandela, Vila Flor, Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Carrazeda de Anciães, Vila Nova de Foz Côa e Valpaços e no distrito de Bragança.

História: A produção do Mel da Terra Quente DOP resulta da longa tradição e da elevada reputação que o mel produzido neste Nordeste de Portugal sempre teve. A presença de colmeias abandonadas antigas e a óbvia experiência apícola encontrada entre os habitantes locais tornam muito evidente que a apicultura nesta área remonta há muito no passado. As referências oficiais a esta variedade de mel encontram-se em documentos que datam da primeira metade do século XVIII.

Caderno de especificações (pdf)

Área geográfica

Agrupamento de produtores
Cooperativa de Produtores de Mel da Terra Quente e Frutos Secos, C. R. L.

Organismo de controlo e certificação
Kiwa Sativa – Unipessoal, Lda.

Plano de controlo
Plano de controlo (pdf)

Publicação no jornal oficial da UE
Regulamento (CE) N.º 1107/96 da Comissão de 12.06.1996 – L 148/1

Publicação em DR
Despacho n.º 9083/2000 (2.ª série), de 31.03.2000
Aviso n.º 5374/2006 (2.ª série), de 12.04.2006
Despacho n.º 11857/2006 (2.ª série), de 18.05.2006