Azeites do Norte Alentejano DOP

Descrição: Azeite virgem extra e azeite virgem produzido a partir da variedade de azeitona Galega (no mínimo 65%), podendo ser toleradas as variedades Azeiteira, Blanqueta, Redondil e Carrasquenha, num máximo de 5% e Cobrançosa, num máximo de 10%.

Método de produção: São colhidas apenas as azeitonas sãs e em pleno grau de maturação. No lagar, as azeitonas são limpas, lavadas e moídas, não podendo permanecer por mais de 48 horas. Os processos de moagem e centrifugação são feitos à temperatura igual ou inferir a 35 ⁰C.

Características particulares: Azeites de baixa a muito baixa acidez, ligeiramente espessos, frutados, com cor amarelo ouro por vezes ligeiramente esverdeada, perfume e gosto suave característico e agradável ao paladar.
Estas características distintas resultam da combinação das variedades de azeitona, nas suas condições de apanha e transporte para o lagar e ainda, da sua laboração.

Área de produção: Os Azeites do Norte Alentejano DOP são produzidos nos concelhos de Alandroal, Borba, Estremoz, nas freguesias de Na Sr.ª de Machede, S. Mansos, S. Vicente do Pigeiro, S. Miguel de Machede e S. Bento do Mato do concelho de Évora, às freguesias de Luz e Mourão do concelho de Mourão, aos concelhos de Redondo, Reguengos de Monsaraz e Vila Viçosa do distrito de Évora, aos concelhos de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Marvão, Monforte, Nisa, Portalegre e Sousel do distrito de Portalegre.

História: Diz-se que antes da época romana e visigoda, os Azeites do Norte Alentejano já seriam produzidos, permanecendo durante a dominação Árabe. Gama Barros esclarece que onde a reconquista cristã se realizou mais tardiamente foi nas áreas mais importantes de produção de azeite. Na Idade Média, o azeite ocupava o primeiro lugar na condimentação dos alimentos.

Caderno de especificações (pdf)

norte alentejano1

Área geográfica

Agrupamento de produtores
APAFNA - Agrupamento de Produtores Agrícolas e Florestais do Norte Alentejano

Organismo de controlo e certificação
AGRICERT, Certificação de Produtos Alimentares, Lda.

Plano de controlo
Plano de controlo (pdf)

Publicação no jornal oficial UE
Reg. (CE) n.º 708/2005 - L119 11.05.2005
Reg.(CE) n.º 1107/96 - L148 21.06.1996

Publicação em DR
Aviso n.º 4314/2005, de 21 de abril
Despacho n.º 15 722/2001, de 30 de julho
Despacho n.º 61/94, de 15 de fevereiro
Despacho n.º 25423/99, de  23 de dezembro