Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Castanha Marvão-Portalegre DOP

Castanha do Marvão-Portalegre DOP

Descrição: Designa-se por Castanha Marvão-Portalegre DOP os frutos obtidos a partir do castanheiro (Castanea sativa Mill), das variedades Bárea, Clarinha ou Enxerta, e Bravo. Podem também beneficiar do uso da denominação as castanhas piladas.

Método de produção: A produção do fruto, a colheita e a secagem das castanhas são as fases específicas da área geográfica delimitada. A recolha dos frutos é feita do chão e colocados de preferência em cestos de verga. Os frutos são recolhidos por variedade e juntos em lotes.

Características particulares: A Castanha Marvão-Portalegre DOP fresca apresenta uma cor que varia desde o castanho-escuro baço na variedade Bárea, castanho mais claro na variedade Clarinha ou Enxerta e castanho avermelhado brilhante na variedade Bravo. Também a aptidão para o descasque é variável, sendo regular na variedade Bárea, boa e muito boa nas variedades Clarinha ou Enxerta e Bravo, respetivamente. Verifica-se que em todas as variedades um kg contém entre 80 a 125 frutos.

Área de produção: A área geográfica de produção da Castanha Marvão-Portalegre DOP está circunscrita aos concelhos de Marvão, Castelo de Vide e Portalegre.

História: A história da Castanha Marvão-Portalegre DOP encontra-se intimamente ligada à área geográfica. O castanheiro que vegeta no Nordeste Alentejano constitui a única mancha a Sul do País. O castanheiro e a castanha fazem parte dos usos e costumes da gente alentejana e na boca do FREI AMADOR ARRAIS, na sua obra diálogos (ARRAIS, séc. XV ), "... parece estremarsse a natureza na fresquidão do arvoredo." Os Soutos Alentejanos representavam uma fonte considerável de subsistência para as populações desta área, pobre em recursos económicos. A produção de castanha serve não só de fonte alimentar humana, quer na sua forma verde como na sua forma seca, como também para alimentação dos animais. Salientar os tradicionais e regionais pratos de castanha, que ao longo dos tempos, sempre fizeram as delícias da gente alentejana, como por exemplo, sopa de castanha, porco com castanha, peru com castanha e farinha de castanha.

Marca de certificação
marca castanha marvao

Caderno de especificações (pdf)

Área Geográfica

Agrupamento de produtores
APAFNA - Agrupamentos de Produtores Agrícolas e Florestais do Norte Alentejano

Organismo de controlo e certificação
AGRICERT - Certificação de Produtos Alimentares, Lda.

Publicações no Jornal Oficial da UE
Regulamento (CE) N.º 1107/96 da Comissão de 12.06.1996 – L 148/1

Publicação em DR
Aviso n.º 4314/2005, de 21.04.2005
Rectificação n.º 2940/2000, de 30.11.2000
Aviso n.º 7820/2000, de 06.05.2000